quarta-feira, 21 de julho de 2010

A auto-suficiência e inerrância das Escrituras

Após seu batismo, o Senhor Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. Após quarenta dias e quarenta noites de jejum teve fome. A primeira tentação realizada por Satanás foi relacionada com uma das necessidades básicas do ser humano: O alimento. Jesus foi privado de alimento durante 40 dias e certamente estava debilitado, não ao ponto de desfalecer, mas com certeza estava. E Satanás não se contentou somente em tentar nosso Senhor nesse ponto básico da existência humana, mas ainda questionou sua divindade dizendo “Se és Filho de Deus” (v3). Como Jesus reagiu a isso? Usou psicologia? Auto-ajuda? Deu crédito as palavras do tentador ? (que afinal não eram desprovidas de sentido) Jesus porém disse:

Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de päo viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. (Mateus 4:4)

Jesus argumentou usando a Bíblia. ”Está escrito” é o testemunho de que aquilo que foi registrado é autêntico e verídico, apto a nos livrar das tentações. Ele cita Deuteronômio 8:3 onde Deus mostra ao povo como depender Dele. E após essa resposta Satanás se cala, reconhecendo a autoridade das escrituras, passando então para um outro nível de suas tentações.

A próxima tentação que ele faz ao Mestre envolve outra necessidade básica do homem, porém já em outro nível: A segurança. O pináculo do Templo teria aproximadamente 30 metros de altura. Para efeito de comparação, o Cristo Redentor localizado no Rio de Janeiro tem 38 Metros, ou seja realmente era um lugar muito alto e com certeza passava uma sensação de insegurança. Além dessa questão, Satanás torna a tentação mais sofisticada, novamente colocando em xeque a divindade de Cristo e também usando as escrituras. Ele cita o Salmos 91:11-12 que diz:

Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentaräo nas suas mäos, para que näo tropeces com o teu pé em pedra. (Salmos 91:11-12).

Porém como Satanás é astuto e enganador por natureza, ele simplesmente distorce o contexto do versículo, que é uma garantia para aqueles que confiam no Senhor e não para aqueles que o tentam. Jesus novamente é incisivo, afirmando com base nas escrituras:

Näo tentareis o SENHOR vosso Deus... (Deuteronômio 6:16)

Então por último Satanás apela para as necessidades de “auto-realização” do homem, dizendo que todos os reinos do mundo e sua glória poderiam ser de Cristo, se Ele somente o adorasse.

Jesus novamente rebate a tentação de glória e riquezas usando as escrituras:

O SENHOR teu Deus temerás e a ele servirás, e pelo seu nome jurarás.(Deuteronômio 6:13)

Vemos então que o Senhor Jesus usou somente a Bíblia contra as tentações num patamar mais simples (como o alimento) até de glórias e riquezas (reinos desse mundo). Após isso Satanás reconhece a autoridade das escrituras retirando-se (v10).

É na palavra de Deus que encontramos as respostas e é através dela que vencemos as tentações em nossas vidas, através de uma vida dedicada de estudo, oração e dependência do Espírito Santo que nos guia em toda verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário