sábado, 17 de julho de 2010

Bíblia: Leia para ser sábio, creia para ser salvo, pratique para ser santo!

A Bíblia é e sempre foi absoluta regra de fé e prática para todos os cristãos verdadeiros de todos os tempos e lugares. A frase que usei como título deste texto não é de minha autoria. Ela pode ser encontrada em adesivos, camisetas, circulando pela internet etc. Mas, optei por usa-la por se enquadrar naquilo que creio e que desejo expor logo adiante.

1. A Bíblia é a fonte do conhecimento de Deus. Deus se dá a conhecer através de sua palavra revelada. Sabemos que ele apareceu a Moisés na sarça ardente e se identificou dizendo: EU SOU O QUE SOU. Porque está registrado em Êxodo 3:14. Sabemos que O homem foi criado do pó da Terra e a mulher de sua costela, porque está escrito em Gênesis capítulo 2. Sabemos que Deus se fez carne na pessoa de Jesus Cristo, que nasceu de uma virgem, morreu por nós, ressuscitou ao terceiro dia, subiu ao Céu e em breve voltará, porque tudo isso está registrado nas Escrituras. Se a Bíblia fosse um livro meramente de experiências humanas limitadas à cultura de uma época, Jesus não teria dito: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. (Mt.22:29)

2. A Bíblia nos ensina o caminho da salvação. Somos todos pecadores, nenhum de nós é justo. Mas a bíblia nos diz que: Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia. (Rom:11.32) E a maneira que ele escolheu para usar dessa misericórdia é a descrita em João 3:16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Portanto é portadora da mensagem de salvação. Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo. (At.16:31)

3. Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver (1 Pe 1.15). A Bíblia diz como devemos nos comportar com Deus e com os homens. A Bíblia nos revela a vontade de Deus para nós. E quando a colocamos em pratica nos diferenciamos do mundo. É isso que é ser Santo. Ser destacado, separado para Deus. A Bíblia nos orienta sobre todas as áreas de nossa vida. Viver em santidade é viver em obediência a palavra de Deus. É por isso que os cristãos verdadeiros são chamados santos ( Fil.1.1).

A Bíblia já foi atacada de diversas maneiras. Tentaram tira-la das mãos do povo, impedindo que fosse traduzida em língua que a população entendesse. Não funcionou! Hoje a Bíblia completa está traduzida em quase quatrocentos idiomas. Tentaram de todas as formas desacreditarem sua mensagem. Não existe livro mais vendido no mundo que a Bíblia. Certa vez um homem ousou dizer que em cem anos a Bíblia não existiria mais. Cem anos depois sua casa havia se tornado uma imprensa Bíblica. John Wesley, famoso avivalista do século XVIII, reconhecido por todas as denominações evangélicas como um homem muito usado por Deus e considerado um homem extremamente culto e dizia-se Homine Unius Libri. Homem de um só livro ( a Bíblia). Que possamos dizer como o salmista: Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. (Sal.119.106)

Deus abençoe!
Por: Francisco Belvedere Neto - Seminarista VI RE (IMCC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário